domingo, janeiro 23, 2011

Bolo de Caneca

Nós recebemos, aqui em casa, o jornal O Povo todos os domingos. E mainha sempre faz um "resumão" de cada caderno. Hoje, como não podia ser diferente, ela me mostrou a receita de BOLO DE CANECA, que saiu no Buchicho. Logo após almoçarmos, a vontade de meter a mão na massa tomou conta de mim... e la fui eu experimentar a receita do bolo.
Como somos muitas mulheres, e todas gostam de bolo, principalmente de chocolate, fiz 4 canecas (3 de chocolate e 1 sem), vou admitir que é trabalhoso fazer mais de uma caneca ao mesmo tempo, mas o resultado é compensador.

Eis a receita (do Buchicho) e as fotos ilustrativas (minhas).

Bolo de Caneca

Ingredientes (para cada caneca)
1 caneca com capacidade para 300 ml
Gema de 1 ovo
4 colheres (sopa rasa) de açúcar refinado
1 colher (sopa rasa) de margarina
4 colheres (sopa) de leite
1 colher (café) de licor de chocolate (*não coloquei esse ingrediente)
2 colheres (sopa rasa) de chocolate em pó peneirado
5 colheres (sopa rasa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento em pó
1 clara batida em neve (bata a clara com o garfo)

Ingredientes para a calda de chocolate
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de manteiga
2 colheres (sopa rasas) de açúcar
3 colheres (sopa rasas) de chocolate em pó
** Eu usei Ganache de chocolate para a cobertura (receita já postada aqui no blog)

Modo de Preparo
Coloque a gema na caneca com o açúcar refinado e a margarina, bata com o auxílio de um garfo até obter um creme, por mais ou menos 3 minutos (eu usei a batedeira *1).
Acrescente o leite e o chocolate em pó peneirado, e bata mais.
Incorpore a farinha de trigo peneirada, o fermento em pó e misture bem.
Por fim, misture delicadamente, a clara batida em ponto de neve. (*2)
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 25 min (ou até que o teste do palito saia limpo).(*3)
Com o auxílio de um palito, faça furos na superfície do bolo e despeje a calda de chocolate. (*4)
Sirva imediatamente com sorvete de creme. (Dica do site)

*1

*2

*3

*4

Comemos o bolo na companhia de um cafezinho quente e fresquinho... resultado?! Uma DÊlicia!!!

BeijoZ

Um comentário: